domingo, 17 de fevereiro de 2008

Com diz a canção "Somos livres...não voltaremos atrás!"

Assembleia Estatutária
Nota Informativa nº 2

1. A Assembleia Estatutária (AE) da Universidade do Minho reuniu hoje, dia 15 de Fevereiro de 2008, na Sala de Reuniões da Reitoria, no Largo do Paço.

2. Relativamente ao enunciado da Missão da Universidade foi aprovada a formulação que a seguir se transcreve:

A Universidade do Minho tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, tendo o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

Comentário:

Tomemos então à letra a afirmação do princípio da Liberdade na Universidade. Tomemos também à letra a manifesto eleitoral que afirma a Universidade como lugar de “liberdade incondicional de questionamento e de proposição”. Como diz a canção, "somos livres... de voar, não voltaremos atrás".

Porém, tenha-se na devida conta que nem o prisioneiro, com uma arma apontada à cabeça deixa de ter liberdade de pensamento - o que não tem é liberdade de expressão do pensamento. Sugiro pois que no texto aprovado a Assembleia Estatutária susbtitua a expressão liberdade de pensamento por liberdade de expressão do pensamento.



1 comentário:

Anónimo disse...

Caro colega,

É muito bonito ler essas palavras vãs das notas informativas da Assembleia Estatutária da UM, que não passam disso mesmo: palavras vãs, ocas e vazias de sentido... Quem as escreveu devia estar a fazer figas em simultâneo.
Senão vejamos... Porque é que os docentes não doutorados não tiveram a oportunidade de exercer o seu direito de voto para a eleição da Assembleia Estatutária?

"liberdade de pensamento"???
"criatividade"???

Pois claro que sim... Cada um pode pensar o que quiser, desde que o não expresse. Claro que se o que pensamos vai no sentido da bajulice fácil perante os superiores hierárquicos e perante quem detém o poder... Então aí posso concordar que podemos expressar o nosso pensamento. No entanto, se o que pensamos vai contra o poder dominante na academia e o pensamento único que nos querem impor, então aí o melhor é estarmos calados para não sermos ameaçados com processos disciplinares!!!

Parabéns por este seu artigo, que tanto nos leva a pensar e a reflectir sobre a ideia de universidade em pleno séc. XXI.

E identifico-me, porque o medo já há muito me passou!

Daniel Luís