segunda-feira, 26 de maio de 2008

Escola de Educação, Instituto de Educação ou Instituto de Educação e Estudos da Criança?

Conforme a nota informativa nº 5 da Assembleia Estatutária, foi deliberado proceder-se a uma “Reestruturação do IEP e IEC, através da criação de dois novos Institutos, um na área da Educação e outro na área da Psicologia”. Na sequência dessa decisão foi convocada uma Assembleia do IEC, para 30 de Maio passado, com vista a uma auscultação sobre três possíveis designações da nova unidade orgânica, a saber: Escola de Educação, Instituto de Educação e Instituto de Educação e Estudos da Criança. Não me tendo sido possível estar presente nessa Assembleia, divulguei na véspera, por email, a seguinte posição sobre esta questão.

Caros colegas

Não podendo estar presente na Assembleia de amanhã, para auscultação dos docentes do IEC, quanto à designação da nova unidade orgânica na área de educação, gostaria de partilhar convosco o seguinte:

1. A expressão “Estudos da Criança” tem o seu equivalente a nível internacional na expressão “Child Studies”. Uma pesquisa na Internet permite concluir que esse domínio de estudos se caracteriza por uma abordagem psico-social e cultural da criança, com sede em instituições académicas que não têm a ver coma formação de professores de crianças. Há instituições de “Child Studies”, cuja filosofia preconiza que as crianças façam parte da comunidade institucional, funcionando como colégio e centro de estudos. Nesse caso é natural que aí se formem os professores dessas crianças. Todavia, a situação mais comum, quanto ao significado de “Child Studies”, está expressa na resposta a uma questão contida no portal da Universidade de Carleton, Canadá (http://www.carleton.ca/)

What Could a Degree in Child Studies Do for me?

A degree in Child Studies from Carleton University will qualify you for a variety of managerial positions, including senior administrative, directorial, and research positions in public and private sector agencies. Our graduates find challenging work in day-care centers, half-day programs, infant and toddler centers, private home day-care agencies, after-hour programs, hospital playrooms, infant stimulation programs, and community centre programs.

Desse ponto de vista o Instituto de Estudos da Criança não é um projecto académico de “Estudos da Criança”. Acresce que em dada altura da vida do IEC, houve um projecto de curso de formação de profissionais de assistência aos idosos (gerontologia), que não vingou. Esse propósito certamente não é congruente com a identidade científico-académica de um projecto de “Estudos da Criança”.

2. O IEC é como sabemos a continuidade do CEFOPE – Centro de Formação de Professores e Educadores de Infância – que veio substituir e ampliar o âmbito de competências da Escola da Magistério Primário. Na sua matriz original, que permanece actual, o IEC é fundamentalmente uma instituição de formação de professores de crianças e de investigação nos domínios científicos afins.

Após a institucionalização da designação IEC, desenvolveram-se outras actividades académicas que cabem na categoria de “Child Studies”, antes referida, mas isso não altera o facto de que o IEC é antes de tudo uma instituição de Educação.

Neste momento é oportuno lembrar que a institucionalização do IEC foi precedida de uma “avaliação externa” do CEFOPE (1995). Respondemos a inquéritos, prestámos depoimentos e todavia os resultados dessa avaliação não chegaram ao conhecimento dos docentes. Como observador atento que sempre tenho sido, posso afirmar que tudo se passou como se nenhuma “avaliação externa” pudesse contrariar a “inevitabilidade” da institucionalização do então CEFOPE como Escola autónoma na UM: o IEC.

3. Para além das razões antes enunciadas, outros motivos suscitam a minha discordância em relação à designação “Instituto de Educação e Estudos da Criança” para a nova unidade orgânica “na área da educação”. Note-se que aquela designação pode significar Instituto de Educação [da Criança] e [de] Estudos da Criança, o que remete exclusivamente para a “Criança”. Acresce a este viés o facto de a “Criança”, no final, ser uma palavra-chave que de forma incontornável qualifica a nova unidade orgânica - qualifica-a de forma muito redutora em relação à realidade que pretende designar.

4. À parte isso, várias questões se colocam:

- O que é que distingue a “Educação” dos “Estudos”?

- Se os “Estudos” dizem respeito à “Criança” porque é que os adolescentes não deverão ser objecto de “Estudos”?

- Se a ”Educação” tem como alvo os adolescentes onde fica então a “Educação” da “Criança”?

São muitas perguntas …“Instituto de Educação e Estudos da Criança” é pois uma construção linguística estranha, sendo de todo inadequada para designar uma instituição académica. A clareza ou a confusão da designação vale sobretudo para o exterior e não para quem está lá dentro. Teríamos que contar a toda a gente a história que estamos a viver para que pudessem entender a razão de ser de uma designação confusa e incorrecta.

5. Em minha opinião a palavra-chave da designação da nova unidade orgânica deverá ser “Educação”. Poderá ser uma “Escola” ou um “Instituto”. Seria uma Escola ou Instituto onde seriam bem acolhidas e teriam pleno cabimento as novas áreas académicas, entretanto criadas, no domínio dos Estudos da Criança.

Cordiais saudações académicas.

Joaquim Sá

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