É pois claro que tudo o que pareça ao censor "menos conveniente" vai inexoravelmente "levantar problemas" a quem se torna "inconveniente". O tribunal do Santo Ofício está investido do poder divino de lançar à fogueira quem pratica o "inconveniete" de graves ofensas à Santa Fé.
Vem tudo isto a propósito da notícia que circula em vários forum da net, segundo a qual:
"um órgão da Universidade do Minho obrigou [um] docente a encerrar os seus projectos criativos na net, os quais tinham já uma visibilidade de âmbito nacional".
(ver em:
http://mediascopio.wordpress.com/2008/01/24/televisao-passado-e-futuro/#comments)
Que órgão é esse?
De que graves ofensas à Santa Fé é acusado o citado docente?
Isto passa-se realmente numa universidade ... pública?
No século XXI?
Bom, se fosse num país de radicalismo islâmico, seria um facto natural...
Mas, num país democrático europeu?
Certamente é porque nesse país europeu, o espírito inquisitorial está sempre à espreita... condicionando e aprisionando os indivíduos e a consciência colectiva. E, por via disso, muito frágeis são os valores da Liberdade e da Democracia. A todo o momento os potenciais agentes do Santo Ofício empunham a sua VERDADE castradora.
Retomemos José Hermano Saraiva:
"O funcionamento eficaz, durante um período muito longo (dois séculos) de um serviço de controlo da actividade intelectual e de repressão de opiniões e práticas confessionais é, sem possibilidade de dúvida, um facto de extrema importância. Penso, assim, que não falta razão aos historiadores que consideram a prolongada vigência do Santo Ofício um dos factos capitais do processo português."
Ora, aqui está boa parte da idiossincracia que nos amarra ao atraso cultural, científico, económico e cívico. Sem espaço para que o potencial criativo humano floresça não há progresso e desenvolvimento.
As universidades deveriam ser o lugar da livre criação por excelência.
Lutemos por esse ideal, já que a realidade estilhaça as nossas ilusões.
(1) Saraiva, H. J. (2004). História de Portugal. Mem Martins: Publicações Europa-América Lda.
7 comentários:
Ainda tropeças neles...
Onde está o Sindicato? Quem protege este colega destes Catedráticos?
Isto ainda vai dar bronca da grossa. E quem se vai lixar é o mexilhão, como sempre acontece nestas situações, porque a universidade é grande e poderosa.
Os comentários eliminados poderão ser publicados mediante a identificação dos autores.
http://sol.sapo.pt/blogs/meiadeleite/archive/2008/01/15/Dissidencias_3A00_-MAS-N_C300_O-H_C100_-VERGONHA-NA-CARA_3F00_.aspx
Enviar um comentário