quarta-feira, 22 de abril de 2009

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO: cinco departamentos

A Assembleia Estatutária do Instituto de Educação deu por concluídos os seus trabalhos, esperando-se agora a homologação da proposta de Estatutos. No artigo 25º, nº 2, os Estatutos do novo Instituto contemplam 5 departamentos:

a) Ciências Integradas, Metodologias e Supervisão Pedagógica;
b) Ciências Sociais da Educação;
c) Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa;
d) Psicologia da Educação e Educação Especial;
e) Teoria da Educação e Educação Artística.

Um dos aspectos sobre os quais não se tinha criado um consenso prévio aos trabalhos da Assembleia Estatutária, nem após a audição promovida pela Assembleia já em funções, era o da eventual fusão do Departamentos de Metodologias de Ensino (DME) e do Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna (DCILM) num único departamento. Ao decidir a criação do departamento de Ciências Integradas, Metodologias e Supervisão Pedagógica, a Assembleia Estatutária resolveu o diferendo no sentido da fusão daqueles departamentos.

A AE decidiu bem, contrariando a pretensão de certas pessoas em manterem como território fechado, um departamento que tem sido dirigido como se de uma propriedade privada se tratasse, com recurso à intimidação, à prepotência e outros abusos.

A AE decidiu bem, em conformidade com os princípios orientadores que preconiza para o novo Instituto de Educação, designadamente:

a) dignidade e integridade da pessoa e do seu desenvolvimento ético, cultural, científico, artístico, profissional, social e político;
(…)
b) igualdade, respeito pela diversidade, participação democrática, direito à informação, pluralismo de opiniões e de orientações;
(...)
e) cultura de qualidade, fundada na responsabilidade e na prevalência do interesse geral;
(…)
g) colegialidade, solidariedade universitária e bem-estar;

Sem comentários: