sexta-feira, 11 de junho de 2010

A condecoração de Saldanha Sanches me conforta!

A notícia da morte de Saldanha Sanches, há cerca de um mês, entristeceu-me… Não tenho agora grandes palavras para explicar porquê … Direi tão só que compreenderá esse meu sentimento quem lê este blog e sabe do homem, do académico e do cidadão que era Saldanha Sanches. Reconhecido como um dos maiores especialistas portugueses na área do direito fiscal, Saldanha Sanches "chumbou" nas suas Provas de Agregação, em 27 de Junho de 2007, numa votação secreta... em que ninguém tem que dar a cara para se justificar. Não chegaria nunca a… jamais poderia ser Professor Catedrático.

No passado 10 de Junho, Saldanha Sanches foi condecorado... a título póstumo, como Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Como disse Maria José Morgado, a esposa, após a condecoração ter sido recebida pela filha de ambos, Saldanha Sanches permanece entre nós, pela mão dos homens e mulheres que se conduzem e lutam pelos valores e princípios que nortearam a sua vida: valores de liberdade, de justiça, de honestidade, de ética, de honradez, de cidadania activa e de compromisso pessoal com o interesse comum. E também da coragem e da indignação que punha na afirmação de tais valores.

São boas razões para uma condecoração… apesar de a título póstumo, no dia de Portugal. Isso me conforta por estes dias de tristeza e indignação perante a recompensa da mentira e do embuste.

1 comentário:

kelly disse...

Prof. o ser diferente no sentido da criatividade é factor de muita inveja..... sei disso da pior maneira, pois à semelhança do citado, o meu contrato também não foi renovado, sem nenhuma justificação, o que origina muita revolta, pois a minha criatividade e empenho decerto poderiam fazer sombra àqueles que não são nem empenhados nem criativos, falo dos convidados que pupulam pelas instituições, nem sei como porque não manifestam nem competências relacionais nem pedagógicas ....... enfim!
ah, deve ser pelas competências patológicas ......