segunda-feira, 14 de junho de 2010

A consumação de um plano de destruição humana

Guardo comigo cópia da acta de uma reunião no ex-CIFOP (chegou-me às mãos há uns 10 anos), realizada em 21 de Junho de 1990. A reunião, realizada com a presença do Reitor da Universidade do Minho de então, tinha como único assunto eu próprio, embora ausente. Na referida acta pode ler-se:

“O Prof. X interveio para afirmar que não está a pedir o levantamento de um processo disciplinar mas que fará todos os possíveis para que ele (Dr. Sá) se vá embora”.

Por incrível que pareça, coisas destas constam de uma acta; reinava então uma espécie de legitimidade "revolucionária" de um "iluminado", o que redundava na ausência do mais elementar bom-senso. Por isso mesmo, nessa altura e nos anos seguintes, ganhei todas as eleições para representante dos docentes não doutorados a que me apresentei (e foram 3), por larguíssia maioria, num universo de 30 a 40 docentes (havia os docentes requisitados da profissionalização em exercício, com direito de voto).

O que me movia no propósito de ser representante eram a o direito de participação dos docentes, a exigência de informação, pugnar pela democraticidade e transparência das decisões, a defesa da igualdade (de tratamento, de oportunidades e de recursos disponibilizados aos docentes) contra a discriminação, a recusa de todas as formas de conduta anti-ética, designadamente, o desrespeito das pessoas e os abusos de poder. Mas à lei força, acabava sempre por prevalecer o contrário do que eu e os meus colegas defendiam. Por isso se criou a tese de que não tínhamos ainda "cultura universitária", do mesmo modo que, mais de uma década depois, uma colega estrangeira "não se adaptava à cultura portuguesa", pois a sua liberdade de pensamento tornara-se particularmente incómoda.

Com a minha visão do mundo, pensamento, convicções e personalidade, eu percebi que tinha caído no fundo de um poço sufocante onde me era impossível respirar. Foi por isso que no início do ano lectivo de 91/92 comuniquei a minha decisão de no final desse ano abandonar a UM e concorrer para o Ensino Secundário, de onde me tinha desvinculado do lugar de professor efectivo. Mas durante esse ano, os alunos do 1º ciclo "convenceram-me" que o trabalho exploratório de investigação que fazia com eles nas suas salas de aula era único e necessário. Decidi então ficar para dar continuidade a esse trabalho fascinante (ver http://geniociencia.blogspot.com/ ), que eu tinha iniciado de forma completamente desprendida, pois tinha a perspectiva de abandonar a carreira universitária alguns meses depois.

Mas persistiam os problemas com a minha presença na instituição. O simples facto de fazer perguntas que para sempre ficaram sem resposta... era uma heresia insuportável. A minha conduta tinha o apreço e a consideração da esmagadora maioria dos meus colegas de então e era especialmente isso que não podia ser tolerado por gente obcecada pelo o poder a qualquer preço. Era preciso cortar o mal pela raíz...

Aquela garantia inaudita (que eu desconhecia) de tudo se fazer para me afastar continha o anúncio de um plano de aniquilação profissional. Diferentes actores, que adoptaram a mesma "escola" da insana brutalidade, sustentada em superior patrocínio hierárquico, prosseguiam o plano enquanto eu resistia como podia; e assim foi durante 20 anos. A minha saúde foi-se degradando em diferentes aspectos, de ano para ano. Consequentemente, hoje estou em casa sem poder trabalhar: o plano cumpriu os seus objectivos.

Tristemente, é desta miséria moral que muito se fazem as nossas universidades e muitos dos notáveis que as habitam.

Para mais esclarecimentos:
http://liberdadeuminho.blogspot.com/2008/07/sero-essas-pessoas-normais.html

3 comentários:

Maria disse...

Não deixe que o plano progrida nos seus objectivos finais, pelo menos, por esta razão:
"Caro professor, espero que saiba que pelo menos as alunas que teve e eu conheço lhe reconhecem muito valor.
Fiquei atarantada com tudo o que li não fazia a mínima ideia... Vanessa"

As alunas esperam por si.
O seu trabalho não pode ter sido em vão ........
Em solidariedade, Maria.

Joaquim Sá disse...

Muito obrigado pelo seu incentivo e solidariedade. Sempre me dediquei muito aos alunos na mesma medida em que sempre me norteou uma preocupação de inovação transformadora na educação e os alunos sabem ver as diferenças. Mas infelizmente é também verdade que o entusiasmo que punha no que fazia foi cercado por todos os lados.

kelly disse...

Não comprrendo porque é que a inovação não pode extravassar as paredes da UM......