quarta-feira, 12 de março de 2008

Bem-Estar e Vivências Profissionais dos Docentes da UM

Há dias realizou-se uma reunião para reflectir a problemática de Bem-Estar e Vivências Profissionais dos Docentes da UM. Foi uma reunião singular numa Universidade, de uma riqueza imensa, anunciando um futuro muito promissor quanto aos trabalhos a desenvolver. De um(a) do(a)s colegas que convidei para a reunião, que se havia comprometido a estar presente, recebi a seguinte justificação por email:


(…) Tenho tantas aulas e tanto trabalho, e estou tão cansado(a), que sinto que nem tenho tempo para parar e pensar se estou insatisfeito(a)...! Na verdade, não penso que consiga ir amanhã à reunião, pois tenho aulas de manhã, uma reunião de tarde, e uma tese para arguir. Sinto-me absolutamente esgotado(a). Não tenho tempo para tratar da saúde, quanto mais para ir a conferências e publicar artigos - e é isso, apesar de tudo, que tenho tentado fazer. Ontem, depois de noites mal dormidas de preocupação com um problema de saúde, saí, finalmente, mais aliviado(a) de uma consulta, mas só às 21.40h. Sem jantar, fui ainda ajudar uns alunos que me pediram apoio para um projecto. Acabei às 23.50h. À 1h da manhã ainda estive a responder a duas alunas que tinham dúvidas sobre a frequência da minha disciplina por causa da transição dos cursos antigos para Bolonha e a um aluno de mestrado que tinha outra dúvida. E a vida vai correndo assim, nesta avalanche de solicitações que parece fazer parte natural da nossa profissão - e pela qual parece que até nos devemos sentir gratos, por comparação com aqueles que nem trabalho têm...

Na verdade quando o sacrifício pessoal vai além de um certo limiar, já não restam energias para que a pessoa se defenda, faça algo por si, pela sua individualidade, pelo sentido de ser e do que faz. Vagueia pela vida sem rumo próprio, como objecto perdido, à mercê do torbilhão de solavancos e encontrões que lhe sacudem qualquer veleidade de vontade interior, de desejo, de ser …

EXISTIR…sem forças para SER.

Sem comentários: