quarta-feira, 19 de março de 2008

As Associações Académicas, o UMjornal e o UMdicas!

O QUE SÃO HOJE AS ASSOCIAÇÕES ACADÉMICAS? perguntei num dos posts anteriores.

O estudante de Direito Jorge Sousa dá a sua opinião em http://ohnaoehagora.blogspot.com/. Transcrevo alguns excertos do que escreve:

A taxa de abstenção das últimas eleições para a AAUM parece-me um bom ponto de partida. 85% e um presidente, candidato único e a renovar o mandato, satisfeito com esses números (não tenho uma ideia exacta, mas estudarão 15000 alunos na UMinho?). As conclusões imediatas são o total alheamento dos estudantes. Mas quais as causas?

Entre várias interrogações refere:

Será por os dirigentes máximos serem aqueles que se arrastam no curso ou se deixam arrastar, de propósito, para poderem "assaltar" essa posição de destaque? E assaltar será um exagero, pelos últimos largos anos, a AAUM tem sido praticamente uma monarquia: uma sucessão dinástica.

E enumera várias causas a que as AA deveriam dar atenção, concluindo:

E muito mais haveria por onde se pegar. No mínimo, exigia-se que cada uma dessas causas tivesse tido uma resposta ao nível da que a antiga direcção do "Académico" teve quando esta foi demitida pela direcção da AAUM - decisão mais tarde considerada ilegal pelo conselho fiscal - e que acabou por gerar um protesto com alguma visibilidade. [Digo eu: colegas, nós andamos muito distraídos em relação a uma determinada realidade. Por favor, leiam os links a azul; é muito elucidativo do plano inclinado para vamos todos sendo arrastados - os mesmos padrões de actuação em diferentes tabuleiros da Academia].

Sobre se AAUM prossegue os interesses dos estudantes escreve:

A AAUM é claramente: o "Enterro", a "Gata na Praia", a "Semana da Euforia" ou a "Latada" - as festividades. E respondendo directamente a uma das perguntas do professor: Não, é evidente que a AAUM não prossegue os interesses maiores dos estudantes.

Uma das consequências de Bolonha:

Notam-se muito menos iniciativas neste ano que ainda vai a meio. Não da AAUM, essa continua sensivelmente na mesma. É o "pequeno" associativismo - quer na forma de núcleos, quer na forma de associações de estudantes de cada curso - que está a pagar. Quando realizar iniciativas? Quando arranjar tempo para as organizar, fazer os convites, publicitar? Quando é que as pessoas que não as organizam têm disponibilidade para as frequentar?


Meu comentário:


1.
Em minha opinião, muito bem a referência ao "pequeno associativismo", independentemente de outras considerações. É ao nível da microestrutura que se tece a vitalidade de uma comunidade, de uma organização, de um sistema. A visão macro, sem a complementaridade de um enfoque micro é um vício do qual dificilmente se obtêm bons resultados. Veja-se o caso do sistema de ensino. Pos mais análises genéricas que se façam, a qualidade do ensino nas nossas escolas dificilmente melhorará sem políticas que levem os professores a acreditar que o que conta verdadeiramente é a sua acção dentro da sala de aula.

2.
O episódio da demissão da antiga direcção do "Académico" faz-me lembrar o sucedido com o UMjornal… A sua Direcção não teve que ser demitida. O jornal simplesmente foi extinto.

Mas temos o UMdicas… do SAS, dirigido por um funcionário não docente, onde se pode mal-tratar docentes e tentar influenciar decisões de política geral da Academia num determinado sentido. Muito bizarro para uma folha que, em conformidade com o âmbito de competências dos SAS, fixadas por lei, teria que confinar o seu conteúdo a cantinas, bares, bolsas de estudo, residências, desporto universitário, etc. - o que está na lei.

Mais bizarro ainda: o Senado divide-se e não sabe o que fazer com a conduta do UMdicas! A notícia da polémica continua lá on-line em http://www.dicas.sas.uminho.pt/uploads/UMDicas56.pdf , uma provocação continuada e uma demonstração de falta de decoro institucional.

Apetece-me repetir o mesmo apelo de há algum tempo correu na UM:

- Não há quem tire aquilo de lá [a "notícia"]?

Quem porventura esteja a pensar numa atitude solidária da minha parte, esqueça. Já não é disso que se trata - já o fiz. Vejo com muita estranheza que isto se esteja a passar nesta Universidade. Começa a haver falta do mais elementar bom-senso aos olhos de obervadores externos. Parece que estamos a perder a noção da realidade.

A minha indignação tem como objectivo primordial a defesa da Universidade do Minho.

7 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente não conheço o colega que escreveu tal texto. Daí que imagine nunca ter sequer tentado fazer parte da AAUM, se calhar se tentasse ter uma participação activa nesta associação teria certamente uma outra opinião, ou pelo menos uma outra perspectiva sobre o assunto.

É realmente uma fatalidade haver uma tão grande abstenção nas últimas eleições para a AAUM, mas por curiosidade consultem os resultados das ultimas eleições para Associação Estudantil de Coimbra, Coimbra cidade de estudantes com um cariz de associativismo quase inigualável, penso que neste aspecto os números por si falam.

Volto inevitavelmente a afirmar que a AAUM não é somente o Departamento Recreativo, Desportivo e Cultural, já pensaram que provavelmente os alunos pensam tal coisa porque são essas as únicas actividades em que se envolvem, porque é simples é somente ir beber uns copos e pronto não dá trabalho, porque nunca tentaram envolver-se noutras actividades como por exemplo o acolhimento aos novos alunos, todos os envolvidos deram 4 dias das suas férias para terem formação, e pelo menos mais 3 semanas que de férias nada tiveram, tudo para preparar um bom acolhimento para os novos alunos, porque é que disso não se lembram, acham que as coisas aparecem feitas??? Eu já estive efectivamente envolvida em muitas actividades de cariz pedagogico e sinceramente não consigo ter essa visão da AAUM.

Colega já tentou saber quantas cadeiras e camas articuladas foram entregues graças á Acção Tampa Amiga organizada pela AAUM. Informe-se.

Infelizmente, muitas pessoas continuam, erradamente, a olhar a AAUM como associação organizadora de festas e semanas desportivas, o que não é de todo verdade. Também não concordo com o facto de quem trabalha em prol dos estudantes, como por exemplo os colaboradores da AAUM pertencerem a uma monarquia, citando o colega "E assaltar será um exagero, pelos últimos largos anos, a AAUM tem sido praticamente uma monarquia: uma sucessão dinástica." Caro colega não faço parte de nenhuma monarquia, sou sim colaboradora da AAUM, conheço-a relativamente bem e posso dizer-lhe que pertenço a um curso de 4 anos entrei à 3 e somente tenho uma cadeira por fazer que só não a fiz porque por coincidência das 2 vezes que fui a exame estive doente.

Para terminar, tenho a certeza que a direcção da AAUM ambiciona o melhor par a Academia, e o melhor seria, claramente, mais que uma lista a votos para a Direcção da Associação, mas não depende deles mas sim dos restantes alunos da Academia candidatarem-se coisa que não fizeram porque no que toca a levar ao ombro projectos que dêem trabalho, pois não há muitos dispostos a tal.

Não tento com este testemunho moldar nem muito menos mudar mentalidades mas penso que os colegas que escreverem, falam e comentam poderiam tentar entender a dinâmica, o trabalho e o desgaste que é trabalhar em prol de quem muitas vezes condena sem conhecer. Mesmo assim penso que cada crítica é importante, muito importante para quem gosta de trabalhar para os estudantes e de quem gostaria de trabalhar mais com os estudantes.

Anónimo disse...

Vanessa não ligues às provacações de alguém que faz humor sentado numa sanita.

JLS disse...

Vanessa, talvez não tenha dito de uma forma tão expressa quanto devia, mas é certo que a AAUM tem e sempre teve dezenas (ou serão até mais de 100/200?, são tantas fotos naqueles painéis...) de colaboradores. Não era a esses que me referia. Esses são colaboradores. Fazem parte da máquina. Em caso de dúvida a direcção da AAUM é constituida por este conjunto de pessoas: http://www.aaum.pt/direccao.htm

«Vasco Leão (2001 – 2002 – 2003)
Jorge Cristino (2004)
Roque Teixeira (2005-2007)
Pedro Soares (2007-....)»

Quanto à «dinastia», não o disse à toa. O Vasco Leão lá esteve 3 anos. O Jorge Cristino era vice-presidente, quando foi eleito presidente e chumbou de ano de propósito - facto amplamente conhecido na altura - para se poder candidatar. Roque Teixeira também significou a continuidade. Pedro Soares foi a cara que se seguiu pela continuidade, desde 2001. É evidente que tem de haver uma certa renovação, as pessoas deixam de estudar na UM, mas é mais que evidente que são processos de passagem de testemunho pensados e devidamente preparados. Se és colaboradora da AAUM, saberás bem como funcionam as eleições a este nível. Influências, conhecimentos e quantos mais caloiros um colaborador ou director conseguir garantir, melhor. Não há ano em que não receba uma série de mensagens no telemóvel para ir votar e essa é apenas a parte mais superficial do processo. Aliás, nas eleições para as Jotas locais os processos, se não os conheces, não são muito diferentes destes.

Quanto às tampas... não foi uma iniciativa da exclusividade da AAUM (http://www.tampinhas.org/Entidades%20Aderentes/view_entities.php?distrito=&concelho=&submit=Listar+Entidades). É uma boa iniciativa e realmente é um dos objectivos estatutários da AAUM. Mas só um deles e por coincidência até o único, dos 4 objectivos estatutários, que em nada influencia de uma forma directa (e só por acaso influenciará indirectamente) os estudantes que representa. Por isso parece-me um mau exemplo...

Quanto à afirmação de que «a AAUM não é somente o Departamento Recreativo, Desportivo e Cultural». É verdade que não é "somente", mas era escusado a maioria do plano de actividades estar relacionado com esses 3 departamentos. Claro que existem algumas iniciativas de orientação/informação, que para quem entra, quer para quem está a sair da UM, mas é impressionante como é que não está escrita uma linha sobre Bolonha ou sobre o RJIES. Impressionante! Não é que estas actividades que referi estejam mal, mas as coisas que mais interessam faltam. À excepção da "tentativa" de alargar os horários das bibliotecas e de locais de estudo - que é uma iniciativa tristemente original, para uma direcção que assume a continuidade desde 2001; mas vá lá, é qualquer coisinha, reconheço. Mas mal eu entrei na UM, dei conta que noutras universidades essas condições já existiam e provavelmente já existiriam à muito tempo...

Mas a associação não esteve "lá" em praticamente nada. Se entraste em 2004/2005, já não deves ter levado com todas as alterações, como a alteração na calendarização de exames; mas deves ter apanhado as alterações ao sistema de créditos e noutro com Bolonha, onde as cadeiras foram mudadas, os créditos e os calendários de exames foram de novo alterados. Cada curso vai tendo as suas crises já à alguns anos. Onde esteve a AAUM? Onde esteve a AAUM aquando do aumento das propinas? Onde esteve a AAUM quando os alunos de 5º ano de Comunicação Social - que entraram com legítimas expectativa de terminar com o plano anterior a Bolonha - estavam a ser coagidos para pagarem a carta de curso, a "jóia" de inscrição no mestrado (para eles 2º ano do 2º ciclo) e as propinas muito mais elevadas, por não constituir mestrado integrado ou requisito mínimo para o exercício de uma profissão? É só um caso.
Outro: daqui a 6 meses começa o novo ano lectivo e no curso de Direito nada se sabe em relação ao 2º ciclo - e o primeiro 4º ano de Bolonha está a sair - onde esteve a AAUM nos últimos 2 anos? A Ordem ainda nem pensou muito bem nos Estatutos que têm de entrar em vigor bem antes de Setembro, para haver tempo para discutir e planear o 2º ciclo. Engenharia Civil também consta que está a correr lindamente. LESI idem.
Não há um único curso em que não existam grandes confusões. Não me parece que a AAUM consiga fazer milagres, mas se tivesse começado a fazer algo, se tivesse estado atenta quando isto tudo começou, talvez as consequências teriam sido atenuadas. Porque não basta dizer que vão tentar. Não basta tentar. Para uma direcção com 7 anos, a influência, a voz e o papel que sempre assumiram nestas questões estruturais, mesmo a nível nacional, é deprimente. Terão havido tentativas, mas não existem resultados dignos de registo.

Juro que não compreendo como é que se pode dar maior importância ao lançamento da «AAUM TV», ou à «nova sede da AAUM», ou ao «[não] descurar [d]as actividades recreativas, culturais, e desportivas» e o «objectivo [de as] melhor[ar]» ou pior ainda: como é que com a "cowboyada" que vai com o processo de Bolonha como é que principal preocupação quanto ao processo de Bolonha é a «cria[ção] [de] mini-estágios, que vai ser uma aposta forte para o próximo mandato inserido na Unidade de Inserção na Vida Activa».
Tudo palavras do próprio presidente nesta entrevista: http://academico.rum.pt/node/287

Tanto se tem falado num desfasamento da realidade entre o a perspectiva do Governo e da população; mas a AAUM não lhes fica atrás neste desfasamento.

É uma fatalidade ter de se dizer que a AAUM se resume a esses tais departamentos, porque foi essa a marca que deixaram nos últimos 7 anos. Nesse aspecto não há volta a dar: a Gata na Praia é a jóia da coroa desta direcção de 2001-2008. Sinceramente não presenciei este ano o dia de inscrições, mas no ano passado coincidiu com umas conferências internacionais, com dezenas de convidados de países estrangeiros. A marca que a AAUM decidiu deixar, foi um acampamento "à porta" dessas tais conferências...

Anónimo disse...

Meu caro JLS quem fala assim não é gago. Valeu a pena passar por aqui para ver um aluno falar assim...Uff... que banho leva a Gata da Praia.

Anónimo disse...

vanessa, existem pessoas que de retórica muito tem, quanto a arregaçar as mangas e trabalhar, ups não isso não é com eles. Por acaso conheço-te a ti e à aaum, embora não seja sequer socio, penso que tem vindo a desenvolver um bom trabalho. Esquece quem nada faz, porque o Mundo só Pula e Avança com quem trabalha não com quem desgasta a língua e os dedos com rétoricas refinadas. Tenho dito.

Anónimo disse...

Caros,

concordo plenamente com o post anterior.

Infelizmente existe muita gente que fala, fala e não faz nada.

Não fazem nem deixam fazer.

Refiro-me precisamente aos autores destes blogs, que deveriam tratar estas questões dentro de portas da sua/Nossa casa.

Os assuntos tratados desta forma só deixam uma má imagem da nossa bem amada Universidade (que segundo eles é para bem da mesma, o que Eu duvido!).

No entanto, o problema pode não ser assim tão grande e penso mesmo que como é dito num destes blogs, e que por acaso é a única coisa que o autor do mesmo disse correctamente desde que o conheço "...para que não parecesse que andamos sempre a ler-nos uns aos outros ou, pior, só nos lemos uns aos outros."

É uma grande verdade que só se lêm uns aos outros.

Continuem assim, que "até a barraca abana".

Anónimo disse...

AAUM, corruptos comprados e mandados pelo maior deles...o do SAS