segunda-feira, 17 de março de 2008

O que são hoje as Associações Académicas?

Por sugestão do colega Cadima Ribeiro no seu blog Universidade Alternativa (http://universidadealternativa.blogspot.com/) fui espreitar o blog Oh Não! É Agora! (http://ohnaoehagora.blogspot.com/) do jovem estudante de 22 anos, Jorge Sousa. Prendeu a minha atenção o seu post de 8/03/08, que se reporta a uma notícia do comUM em que um docente participante no último encontro de bloggers fala de um ambiente persecutório e afirma que…

“É muito perigoso expressar a opinião na blogosfera!”

Transcrevo um excerto do que escreve o estudante:

Pois, será. Mas em primeiro lugar faltará perguntar porque é que não existem mais blogs de estudantes, sobre a universidade - estudantes que são uma massa muito mais numerosa do que a dos docentes. Faltará reflectir seriamente sobre se é perigoso ou não, um estudante expressar abertamente, tal como estes docentes muito bem o fazem, não só em blogs, mas por qualquer meio. É inegável que existe bastante receio por parte dos estudantes de se expressarem, mesmo que fundamentadamente, em nome próprio, (…)

Se formos mais a fundo, para além desta opressão silenciosa - e admito que, para muitos, ela existirá inconscientemente, sem má fé -, isto leva a que não exista motivação para pensar. Motivação para discutir. Eu conheço essa Universidade de a ouvir em histórias, do tempo de Coimbra da pré-revolução, tempo que alguns dos docentes conhecerão em primeira mão. Hoje, a universidade, na perspectiva dos alunos, limita-se a ser um mero local onde se tem aulas e se fazem os exames.

Meu caro Jorge daqui vai um abraço pela sua lucidez e coragem.

Compreendo o seu desencanto pela falta de participação cívica e de mobilização dos estudantes para transformar a instituição e a sociedade. E isto leva-me á interrogação:

O que são hoje as Associações Académicas?

Em tempos idos as Associações Académicas eram independentes de qualquer poder, tinham uma ligação forte e genuína com a massa estudantil, eram verdadeiras escolas de formação cívica e democrática.

E hoje o que são?

O que é a AAUM?

É realmente representativa dos estudantes?

Os jogos de poder em que se envolve regularmente tem a ver com os interesses dos estudantes?

E ao chegar ao fim deste post tomo consciência de algumas palavras-chave alusivas ao ambiente académico: perigoso, receio, coragem, opressão silenciosa, ambiente persecutório... Isto não cheira a Democracia (no País, entenda-se) e muito menos a Liberdade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Professor a AAUM são todos os alunos da UM, e como em tudo na vida há quem participe e quem simplesmente nem se dê ao trabalho de tentar entender qual a função desta associação.

Eu pessoalmente sou colaboradora da AAUM desde que ingressei nesta Mui Nobre Academia, e penso que serve inteiramente os interesses dos alunos, porque ao contrário do que se possa pensar a AAUM não é somente a gata na neve, a gata na praia, o enterro da gata ou a recepção ao caloiro. Não nos podemos esquecer que é um órgão com assento no senado académico que de tudo faz para ir ao encontro das necessidades dos estudantes. É quem dá formação aos delegados, que se preocupa em introduzir no acolhimento dos novos alunos actividades em educação não formal e que nesse domínio é um exemplo para as restantes academias do pais. Isto é somente um pedacinho do trabalho desenvolvido.

É verdade que há ainda muito a melhorar, mas até para isso temos trabalhado, por exemplo com a criação do gabinete de formação e qualidade.

É com muito orgulho que afirmo ser parte activa nesta associação.

Mas também é verdade que concordo com o colega Jorge Sousa na medida em que pelo menos no que conheço, por vezes não é dada voz aos estudantes, ou melhor deixam os estudantes falar mas não são levados muito em contae quando têm a ousadia de falar, por muito educadamente que falem são "silenciados" ou pior ainda prejudicados por exepressarem a sua opinião, ou por querem somente aceder aos seus direitos.

Infelizmente muitos docentes ainda são do tempo "eu quero posso e mando." Não receio dizê-lo porque todos nós sabemos que esta é a verdade e os próprios docentes que têm estes comportamentos estão conscientes do seu erro. Mas como nem tudo é mau também tenho orgulho de pertencer À MELHOR ACADEMIA DO PAÍS e de a maioria dos docentes com quem já tive aulas sejam pessoas fantásticas que se preocupam efectivamente com os seus alunos.

JLS disse...

Agradeço a referência, a atenção e o ter feito a sua parte ao dar-me alguma voz :).

Só vi este post hoje à noite mas acabei por responder ao seu repto. Postava aqui na caixa, mas como é muito longo e está bastante formatado deixo aqui o link, onde também deixo uma pequena achega à Vanessa: http://ohnaoehagora.blogspot.com/2008/03/re-o-que-so-hoje-as-associaes-acadmicas.html