segunda-feira, 10 de março de 2008

Discutir publicamente a natureza das relações de poder na universidade!

No debate da tertúlea de hoje, abordei algumas das questões da natureza das que tenho tratado neste blog. Acabou por assumir alguma relevância na discussão o que um outro colega designou de “um clima de mal-estar na UM”. No final abeirou-se de mim um colega vindo da Universidade de Coimbra, dizendo-me de forma veemente:

- Você deveria criar um blog. As questões de que fala são importantes; fala-se muito desses problemas em privado, nos bastidores, mas é necessário que venham a público.

Respondei-lhe:

- Já tenho esse blog: Liberdade na UMinho.

- Óptimo, vou então estar atento - respondeu-me.

Estimado M. M. obrigado pela força.

Este foi mais um testemunho dos muitos que tenho recebido a sublinhar a importância de se colocar na agenda da discussão sobre a Universidade a cultura da instituição, a natureza das relações de poder, o respeito/violação da legalidade, a garantia/violação dos legítimos direitos das pessoas e a repercussão que tudo isto tem na qualidade da existência humana dos que fazem a Universidade. Trata-se, afinal, de discutior as condições de optimização de todo o potencial humano que Universidade alberga, na realização do interesse público.

Sem comentários: