sábado, 5 de setembro de 2009

Congresso Ibérico ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA: TENSÕES E POSSIBILIDADES

Caro(a) colega,

O congresso ibérico ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA: TENSÕES E POSSIBILIDADES enquadra-se nas actividades da Linha de Investigação Ensino Superior: Imagens e Práticas, do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Tem como finalidade central criar um espaço de debate sobre mudanças em curso no ensino superior:

… problemas, dilemas, paradoxos, desafios (mudar o quê e porquê?)
… direcções (mudar para quê?)
… possibilidades, condições, estratégias (mudar como?)
… obstáculos, constrangimentos, resistência (mudar até onde?)

Com incidência na mudança, poderemos debater temas diversos: políticas e reformas; desenho curricular; ensino, aprendizagem, avaliação; formação docente; investigação; gestão e liderança académica; extensão/serviço à comunidade e parcerias; avaliação da qualidade; relações profissionais e ambiente de trabalho…

Poderá submeter uma proposta de comunicação até 23 de Outubro de 2009, apresentando um texto de 2500 a 3000 palavras (em Português ou Espanhol; ver normas na página web [ http://www.iep.uminho.pt/ensino.superior ]. Os textos aceites serão publicados nas actas do congresso, após revisão de acordo com as sugestões da Comissão Científica. O parecer de aceitação será enviado aos autores até 30 de Novembro de 2009.

As comunicações serão organizadas em mesas temáticas, seguindo um formato de apresentação breve (10-15 minutos) seguida de debate. Haverá espaços plenários de reflexão conjunta sobre temas do congresso.

As inscrições têm início em Setembro de 2009 e serão feitas por E-mail, em formulário a disponibilizar na página web do congresso.Serão aceites por ordem de chegada (máximo estimado de participantes: 200).

Contamos com a sua participação e agradecemos a sua colaboração na divulgação deste congresso!

Comissão Organizadora:

Flávia Vieira (coord.), Ana Amélia Carvalho, Assunção Flores, Isabel Viana, José Carlos Morgado, José Luís Silva, Lia Raquel Oliveira, Maria Alfredo Moreira, Marlène da Silva e Silva, Natascha van Hattum, Palmira Alves
(Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho)

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