quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

COINCIDÊNCIAS ELEITORAIS!

Caros colegas Professores e Investigadores,

O último texto da lista C (11/02/09) tem alguns aspectos curiosos de aggiornamento de linguagem e discurso, para efeitos eleitorais, que importa registar. A título de exemplo chamamos especial atenção para o seguinte excerto:

O movimento uma universidade com futuro! está convicto de que a gestão dos campi e restantes estruturas da Universidade do Minho deve seguir uma orientação de respeito pelo meio ambiente e de sustentabilidade ecológica, sendo exemplo de boas práticas neste domínio. Este entendimento deverá estar presente na criação de novos espaços físicos da Universidade e na implementação gradual de adaptações nos já existentes.Desta forma, e ainda pela promoção de práticas respeitadoras do meio ambiente por parte de toda a comunidade académica, existirão ganhos a diferentes níveis e registar-se-ão melhorias significativas no bem-estar de todos.

Agora pedimos ao leitor que compare o que acaba de ler com o seguinte excerto do artigo de José Vieira, intitulado Universidade do Futuro: Espaços e Lugares para Aprendizagem, Inovação e Transferência de Conhecimento, publicado no blogue “Novos Desafios, Novos Rumos" em 23/12/09:

Com o aproveitamento dos meios tecnológicos disponíveis é possível desenhar um campus ambientalmente sustentável baseado em princípios modernos de racionalização de custos, onde os espaços simples e combinados, criados em ambientes naturais com a presença de água, permitam usufruir do convívio com a natureza. O nível ecológico de um campus deve ser um elemento fundamental de análise ao desempenho dos seus espaços e lugares.Cada vez mais, a sustentabilidade e o respeito pelos ecossistemas se impõem como factores determinantes para o sucesso do ensino e da investigação pois contribuem decisivamente para que as pessoas se sintam mais motivadas, mais realizadas e mais felizes. (…) Neste contexto, a questão dos espaços e das instalações universitárias assume relevância especial. A necessidade de implementar formas diferentes de ensino, (…) implica a disponibilidade de espaços lectivos versáteis, polivalentes e flexíveis, o que requer abertura para a alteração, transformação e adaptação de espaços existentes.(…)

Tire o leitor as suas conclusões quanto às coincidências eleitorais. Por nós, resta congratularmo-nos pelo facto da lista C importar para o seu ideário as propostas e ideias que José Vieira apresentou enquanto candidato da Lista B.

(reprodução de comunicado entretanto distribuído universalmente na rede electrónica da UMinho)

Sem comentários: