segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

LISTA B: construir uma vontade da Academia para fazer face aos problemas importantes!

[Texto da lista B, subscrito pelo Professor José Vieira, divulgado ontem na rede lectrónica da UM]

Cara(o) Colega,

VOTE E EXIJA!

No dia 2 de Março de 2009 vote! Vote Lista B (era uma prova de confiança que nos agradaria) ou vote numa das outras duas listas, se for essa a sua vontade. Mas vote!

Vote e exija!

Exija que os eleitos lhe prestem contas do que farão no Conselho Geral. Este direito de exigir que os eleitos prestem contas não tem sido prática habitual. O habitual é eleger representantes e depois estes, uma vez empossados, ignorarem os eleitores até próximas eleições.

Veja o que se passou nas últimas eleições para a Assembleia Estatutária da UM. Elegemos representantes para elaborar e aprovar os Estatutos. Nessa aprovação estava em causa nomeadamente manter o sistema matricial (ou não), optar pela Fundação (ou não), descentralizar financeiramente (ou não) a estrutura da UM. Ora, era natural que os eleitos consultassem os eleitores sobre esses e outros assuntos mais importantes antes de decidir.

Isso até teria sido fácil e bastaria, por exemplo, utilizar um fórum ou um meio electrónico como este e fazer perguntas claras para auscultar a vontade das pessoas. Ora, os representantes eleitos para a Assembleia Estatutária e que estão agora bem representados nas listas A e C, nada disso fizeram. Não por acaso, essa tarefa foi feita, ainda que com relativa visibilidade, em sessões organizadas pelo grupo que deu origem a esta Lista B.

Entendemos que não deve ser assim. Entendemos que, depois de eleitos, temos o dever de consultar os eleitores e por isso fazemos as seguintes propostas que são compromissos nossos e ao mesmo tempo desafios às restantes listas.

ELEMENTOS EXTERNOS Como a primeira tarefa dos eleitos no dia 2 de Março de 2009 para o Conselho Geral é cooptar os elementos externos que deverão completar o órgão, então auscultaremos os eleitores sobre o perfil dos elementos externos que vamos escolher.

Justificação – Os elementos externos são muito importantes, pois são 6 dos 23 membros do Conselho Geral. Sabemos que temos de lidar com muito cuidado nesta matéria. Por isso, para não “queimar” nomes, perguntaremos apenas quem gostaria de ver no CG como membro externo. Não perguntaremos quem não gostaria de ver. Poderão surgir boas sugestões e devemos tê-las em conta.

POLÍTICA DO GOVERNO – Procuraremos estar atentos à política do Governo sobre as universidades e nomeadamente sobre a sua política financeira.

Justificação – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Governo através dele não podem desconsiderar e tratar mal a UM sem o nosso firme protesto. Sempre que tal suceder, actuaremos com firmeza e saberemos tomar as atitudes mais adequadas à situação, ouvindo previamente os colegas.

PROBLEMAS IMPORTANTES – Levaremos a debate problemas importantes da Universidade que forem surgindo, convocando os eleitores para participar nessa discussão.

Justificação – Não podemos ignorar problemas que possam afectar, por acção ou omissão, a nossa Universidade. Dando um exemplo apenas: a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro, entre outras, passaram ou estão a pensar passar a Fundações. Propomo-nos abrir, de forma frontal, a discussão deste tema, procurando saber detalhadamente as vantagens e inconvenientes deste modelo de organização e queremos que todos tenham uma opinião fundamentada sobre este assunto.

SITUAÇÃO FINANCEIRA – Daremos a conhecer, detalhadamente, a actual situação financeira da Universidade do Minho.

Justificação – Uma Universidade que se queixa de não ter receitas para cobrir despesas mas que, ao mesmo tempo, não explica detalhadamente o seu orçamento total para 2009 nem o divulga, como devia, na página da net, não actua com a transparência devida. Temos o direito a uma informação completa.


Como daqui resulta, vamos para o Conselho Geral não para impor a nossa opinião mas para formar, ao longo destes próximos 4 anos, uma vontade da UM, ouvindo os seus professores e investigadores.

Contamos consigo!

Vote numa lista diferente! Vote na Lista B

Juntos podemos mudar a UM!


Saudações académicas

José M. P. Vieira

Lista B - Novos desafios, novos rumos
http://www.um-novosdesafios.net/
http://um-novosdesafios.blogspot.com/

Sem comentários: